Secretário de Guto Volpi faz postagem polêmica após evento com empresários

Publicidade

Publicação nas redes sociais com acusações repercutiu após reunião sobre Sustentabilidade.

Foto: Divulgação/PMETRP

Na manhã da sexta-feira (9), o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, reuniu um grupo de empresários no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, com a presença de secretários e funcionários da Prefeitura. O número de empresários presentes, no entanto, não foi o esperado e foi considerado um fracasso por membros do governo.

A proposta da reunião foi debater o “crescimento sustentável de Ribeirão Pires” e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ironicamente, mesmo com a alta cúpula do governo envolvida em grande polêmica por conta de denúncias de possíveis crimes ambientais e do aumento do desmatamento na cidade.

Durante a reunião, um dos secretários que discursou foi o secretário de Meio Ambiente, Temístocles Cristofaro, conhecido como Clei. Em imagem divulgada pela própria Prefeitura, o secretário aparece falando sobre a proporção de áreas verdes por habitante recomendada pela ONU.

Clei é atuante nas redes sociais, onde costuma comentar publicações de moradores em grupos locais. Em episódios anteriores, chegou a afirmar que um morador “tem minhoca na cabeça”. Em outra ocasião, declarou que uma foto publicada por moradores não retratava o chão da UPA.

Após a reunião, o secretário publicou um texto em sua página pessoal no Facebook, no qual fez acusações graves contra uma pessoa que estaria presente no evento. Na postagem, afirmou que havia um “babaca da turma do contra” filmando o encontro e enviando imagens à chamada “imprensa marrom” da cidade. Ainda no texto, acusou essa pessoa de ser invasora de área pública, de não pagar água e luz, além de chamá-la de “oportunista”, “bandido” e “lixo”. A publicação foi encerrada com a frase: “amanhã vem coisa por aí, o pior de um representante do ‘povo’”.

As declarações tratam de acusações públicas graves feitas por um secretário municipal. A publicação foi apagada horas depois. No entanto, o DiárioRP teve acesso à postagem antes de ser apagada, conforme print abaixo.

Temístocles Cristofaro já foi condenado duas vezes por crimes ambientais no município de Mauá, em processos nos quais ainda cabem recursos. Além disso, ele é investigado pelo Ministério Público de Ribeirão Pires por possível omissão, deficiência e conflito de interesses na fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Habitação, especialmente em casos relacionados a invasões e loteamentos irregulares na cidade.

Mesmo diante desse histórico, o secretário segue no comando da pasta ambiental de Ribeirão Pires e foi um dos representantes do governo municipal a falar com empresários da região sobre sustentabilidade e diretrizes ambientais.