Ex-vereador de Ribeirão Pires, policial militar com mais de 28 anos de carreira e atuação voltada à segurança pública, Alan disputará vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026.

Foto: Diário de Ribeirão Pires
O sargento Alan Sousa Bomfim oficializará sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) nesta terça-feira (13), às 19h, e anunciará sua pré-candidatura a deputado federal pelo Estado de São Paulo. Policial militar há mais de 28 anos, Alan construiu sua trajetória pública com forte atuação na área da segurança e com passagem pelo Legislativo municipal.
Entre 2020 e 2024, Sargento Alan exerceu mandato como vereador na Estância Turística de Ribeirão Pires. Durante o período, foi autor de diversas leis voltadas à segurança pública e à proteção da população, com destaque para a criação do dispositivo de segurança conhecido como “Botão Ana”, destinado a mulheres em situação de violência doméstica, mesmo quando já possuem medida protetiva.
Também foram de sua autoria iniciativas como a implementação do Programa de Segurança Pública Municipal “Escudo Digital”, por meio do sistema de monitoramento inteligente com uso de câmeras, denominado Sistema Detecta, além da instituição do Programa “Vizinhança Solidária” no âmbito da Guarda Civil Municipal (GCM).
Na Polícia Militar do Estado de São Paulo, Alan Sousa Bomfim possui especialização em segurança pública e experiência como gestor, com atuação em policiamento ostensivo, inteligência policial e ações de alto risco. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Defensor de uma política de combate firme à criminalidade, Sargento Alan adota como lema: “Sem massagem pra bandido — para o cidadão de bem, a minha continência”.
Ao anunciar sua filiação ao PSD, ele destacou o compromisso com a nova etapa política. “Aceito o convite para compor o PSD e coloco meu nome como pré-candidato a deputado federal pelo Estado de São Paulo, com a mesma seriedade, coragem e compromisso que sempre marcaram minha trajetória na segurança pública e na vida pública”, afirmou.


