Administração afirma que não houve reajuste e orienta munícipes a procurarem a Ouvidoria.

Foto: Reprodução/Leitor
O DiárioRP recebeu diversas reclamações desde a noite do dia 6 sobre um suposto aumento na taxa de resíduos sólidos cobrada junto à conta de água em Ribeirão Pires. Segundo os relatos, alguns moradores identificaram a cobrança de um valor maior, enquanto outros tiveram o montante lançado como crédito, gerando dúvidas e inconsistências.
Diante da situação, a reportagem questionou a Sabesp para esclarecer o que teria ocorrido nas faturas emitidas. Até o fechamento desta reportagem, não houve resposta por parte da concessionária.
Em nota oficial, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que não houve aumento na taxa de lixo e que o problema foi causado por um erro operacional no envio de documentos à Sabesp. De acordo com o comunicado, após o recebimento das reclamações pelos canais oficiais, foi aberto um Processo Administrativo para apuração dos fatos, sendo constatado que o erro resultou na cobrança indevida em contas emitidas nos dias 5 e 6 de janeiro.
Ainda segundo a Prefeitura, não se trata de reajuste, correção ou qualquer tipo de aumento, mas exclusivamente de uma falha operacional no lançamento dos valores.
Os munícipes que identificarem alterações nas contas emitidas nesse período devem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelos seguintes canais:
-
📞 Telefone: 156 ou (11) 4824-5584
-
📧 E-mail: ouvidoria@ribeiraopires.sp.gov.br
-
📍 Atendimento presencial: Rua Miguel Prisco, 288 – Centro
A Prefeitura informou ainda que permanece à disposição da população para esclarecimentos.
ATUALIZAÇÂO: Nota oficial da Sabesp – A Sabesp esclarece que a taxa de lixo (resíduos sólidos) é calculada pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires. À Companhia cabe apenas incluir a cobrança na fatura, conforme as regras definidas pelo município.


