Mostras ampliam programação cultural e reforçam valorização de artistas locais

Foto: Divulgaçao/PMETRP
A agenda cultural de Ribeirão Pires ganha novos atrativos nesta semana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, inaugura nesta quinta-feira (11), a partir das 18h, duas exposições inéditas na Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias.
A iniciativa busca ampliar o acesso à arte na cidade e valorizar tanto a produção de artistas independentes quanto o trabalho desenvolvido em instituições de ensino. As novas mostras apresentam obras que transitam entre pesquisas de elementos naturais e diferentes formas de abstracionismo.
Novas mostras em destaque
Entre os lançamentos está a exposição “Essência”, da artista Cristina Cruz, com curadoria de Dener de Sousa. A mostra reúne trabalhos recentes da autora, que explora elementos naturais, especialmente árvores, destacando seus símbolos e significados.
Simultaneamente, a Pinacoteca recebe a exposição “Abstrato e Suas Manifestações”, composta por obras produzidas por alunas do Núcleo de Artes Visuais Ítalo Turriani (EMARP) nos cursos de pintura em tela e em tecido.
Outras exposições em cartaz
Além das novidades, o espaço mantém uma programação variada com mostras já abertas ao público. Seguem disponíveis para visitação:
-
“Coletânea – Uma Vida Dedicada à Produção e ao Ensino das Artes”, de Lilian Zampol;
-
“O Que a Terra Me Contou”, de Ale Codonho (ALES);
-
“Cores da Serra: Expressões do Cotidiano”, de Ronan Santos.
Parte do Acervo Municipal de Artes também permanece exposto nas dependências da Pinacoteca.
Serviço
A visitação é gratuita. A Pinacoteca Municipal fica na Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. Grupos interessados em visitas guiadas podem solicitar agendamento pelo e-mail pinacoteca@ribeiraopires.sp.gov.br.


