Usuária da Suzantur filma baratas no ônibus

Publicidade

Higiene Zero: moradores denunciam sujeira e infestação de baratas nos ônibus

Foto: leitor

Uma moradora usuária da linha de ônibus Jardim Valentina/Parque do Governador, operada pela empresa Suzantur, levou um grande susto na noite de ontem (1º), por volta das 22h30. Ao sentar-se no banco, ela notou a presença de diversas baratas, registrando a situação em vídeo. O caso se soma a diversas outras denúncias recebidas pelo DiárioRP sobre a infestação de pragas e a falta de higiene nos coletivos da empresa.

Segundo a passageira, este não é um caso isolado. “Esse descaso com os passageiros é um absurdo. Não é a primeira vez que vejo baratas no ônibus. Ontem, para meu espanto, quando sento no banco, vejo um monte de barata. Além da falta de higiene que não está sendo feita, tem a falta de segurança: se uma barata dessa sobe no motorista e ele tem uma reação súbita, um acidente pode acontecer”, desabafou a moradora. “Pagamos um valor abusivo da passagem, isso não é justo”, completou.

A preocupação com as condições dos veículos é generalizada entre os usuários. Em um grupo de redes sociais da cidade, outro morador postou um vídeo que evidencia a sujeira, mostrando um ônibus da linha Ouro Fino cheio de poeira e lama. “É esta condição que a empresa apresenta o ônibus pra gente trabalhador…”, criticou o morador.

O Que Dizem as Normas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelecem diretrizes de fiscalização que incluem as condições de higiene da cabine de passageiros. Em nível municipal, as concessionárias de transporte público são obrigadas a manterem rotinas rigorosas de limpeza e desinfestação (dedetização) dos veículos para garantir a saúde e o bem-estar dos usuários, utilizando produtos devidamente registrados na Anvisa.

A limpeza completa da frota deve ser feita diariamente, com reforços de limpeza interna durante o dia, e a dedetização deve ocorrer em ciclos programados (geralmente mensais ou conforme necessidade), com registro para comprovação.

O DiárioRP tentou contato com a Suzantur por email e telefone para obter informações sobre as normas e frequência de limpeza e dedetização dos ônibus que atendem a região. Contudo, até o fechamento desta reportagem, a empresa não forneceu um retorno.