Estação Brás da CPTM terá operação especial de fim de ano

Publicidade

“Operação Natal” é uma estratégia operacional realizada para organizar o fluxo de passageiros e acontece até 20 de dezembro

Foto: Divulgação/CPTM

A partir deste sábado (29), a CPTM implanta a “Operação Natal” na Estação Brás, um dos principais acessos à região de comércio popular da capital paulista, para atender o aumento na movimentação de pessoas neste período intenso de compras que antecede as festas de fim de ano.

Durante os próximos fins de semana até 20 de dezembro, toda a linha de bloqueios (catracas) ficará reservada exclusivamente para o embarque de passageiros e a saída será direcionada para o corredor lateral da estação.

A estação recebe cerca de 150 mil passageiros diariamente e, durante o período de Natal, em dias úteis, há um aumento significativo em torno de 10% na demanda. Aos fins de semana, este número pode chegar a 220 mil passageiros em dezembro.

Para garantir a fluidez dos deslocamentos, neste ano, a estratégia operacional também contempla o aumento do número de colaboradores operacionais e de segurança nas plataformas, além de implementar sinalização direcional e orientação por avisos sonoros.

Para os passageiros que farão compras e usarão os trens da CPTM, é crucial estar ciente das normas específicas para transportar grandes quantidades. Nas 41 estações da companhia, durante toda a operação comercial, seja em dias úteis, fins de semana ou feriado, as dimensões máximas de objetos permitidos para entrar nas estações são de 1,5m de altura x 60cm de largura x 30cm de profundidade.

O transporte de produtos acima das dimensões permitidas pode causar transtornos aos demais passageiros, além de comprometer a segurança. Por isso, qualquer objeto fora dos padrões não é permitido. Os passageiros também serão orientados por comunicação visual e avisos sonoros, com dicas para uma viagem segura e confortável.

Para aqueles que desejam comprar sem a agitação dos grandes centros comerciais populares, as quatro linhas da CPTM possuem 131 lojas em funcionamento em suas estações. Estes incluem lojas de alimentação, eletrônicos, vestuário, acessórios, perfumaria e cosméticos, deixando de ser somente locais de embarque e desembarque para se tornarem também locais de consumo sem necessidade de deslocamentos adicionais.