Criminoso morreu na Av. Santa Clara, caso ocorreu na noite de domingo (16)

Foto: Reprodução/Google Maps
Um homem morreu após ser baleado por um policial militar reformado durante uma tentativa de assalto na noite de domingo (16), por volta das 21h40, na Avenida Santa Clara, no Jardim do Pilar Velho, em Ribeirão Pires. O caso foi registrado na Delegacia da cidade como homicídio consumado, com indicação preliminar de legítima defesa.
Segundo informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada via COPOM após a denúncia de uma possível tentativa de roubo de veículo contra um policial militar. Ao chegarem ao local, equipes encontraram o suspeito caído no chão, aparentemente sem vida. Próximo ao corpo havia um simulacro de arma de fogo, identificado pela equipe como o objeto usado para anunciar o assalto. O SAMU confirmou o óbito no local.
O homem, ainda não identificado oficialmente, era pardo, com cerca de 35 anos, de cabelos curtos e crespos. A área foi isolada até a chegada da perícia.
O policial militar reformado relatou que conduzia seu veículo Audi A3 quando reduziu a velocidade devido a um quebra-molas. Nesse momento, um homem se aproximou da janela do motorista e anunciou o assalto com o que aparentava ser uma pistola. Temendo pela própria vida, ele reagiu e efetuou quatro disparos com seu revólver calibre .38, legalmente registrado. O suspeito tentou correr, mas caiu atrás do carro. O policial não ficou ferido e permaneceu no local até a chegada das equipes de apoio.
A arma utilizada pelo suspeito foi confirmada como um simulacro. O revólver do policial, munições e demais materiais foram apreendidos para perícia. Exame residuográfico também foi realizado no policial.
O delegado responsável analisou as versões e os elementos iniciais e concluiu, de forma preliminar, que o policial agiu amparado pela excludente de ilicitude da legítima defesa, já que houve injusta agressão mediante grave ameaça. Ainda assim, foi determinada a abertura de inquérito policial para esclarecer completamente as circunstâncias do caso.


