Denunciantes relatam intimidações de funcionários e queimadas intencionais em áreas nos bairros Ouro Fino, Quarta Divisão e região central.

Foto: Diário de Ribeirão Pires
Moradores de Ribeirão Pires têm denunciado o avanço acelerado do desmatamento de áreas de mata nativa no município e afirmam estar sendo ameaçados por funcionários que atuam nas regiões onde as derrubadas vêm ocorrendo. As ações, segundo os relatos, se concentram principalmente nos bairros Ouro Fino, Quarta Divisão e região central.
De acordo com as denúncias, alguns funcionários chegam a mostrar a barriga insinuando que estão armados ou levantam a camisa simulando portar armas. Em outros casos, os agressores fizeram gestos com as mãos, imitando o uso de uma arma de fogo, em tom de intimidação.
Duas denúncias recebidas pelo jornal relatam ainda tentativas de invasão de propriedades por parte desses indivíduos. Em um dos casos, três homens fugiram após serem surpreendidos por cães de grande porte acionados pelos moradores. No outro, o suspeito deixou o local depois que o morador gritou afirmando ter acionado a polícia.
Outro ponto que preocupa a população é a suspeita de incêndios provocados de forma intencional. Segundo as denúncias, o fogo estaria sendo utilizado para facilitar a derrubada da vegetação restante e preparar o terreno para a venda dos lotes.
O aumento do desmatamento em Ribeirão Pires tem ganhado repercussão estadual e nacional. Recentemente, a cidade foi destaque na Rede Globo, em reportagem que mostrou a destruição de áreas verdes e a falta de fiscalização ambiental, gerando forte reação entre ambientalistas e moradores.
A população cobra maior atuação da Prefeitura e das equipes de fiscalização ambiental para conter o avanço da degradação. Em todas as denúncias recebidas pelo jornal, os moradores relataram que procuraram a Prefeitura para registrar as ocorrências, mas afirmam que nenhuma providência foi tomada até o momento pelo órgão.
O DiárioRP vem denunciando o avanço do desmatamento em Ribeirão Pires e continuará acompanhando a situação.


