População relata furtos de cabos de energia e internet e acúmulo de resíduos em área ambientalmente protegida

Moradores de Ouro Fino, em Ribeirão Pires, denunciaram o descarte irregular de lixo em uma nascente localizada na Estrada do Taquaral. Segundo relatos, carros param no local para jogar sacos de resíduos, incluindo materiais plásticos resultantes de furtos de cabos de energia e internet.
De acordo com os moradores, nas últimas semanas, indivíduos têm cortado cabos para retirada do cobre e, em seguida, descartado o restante do material na nascente, o que tem deixado parte da vizinhança sem energia elétrica e internet por vários dias. Além do impacto ambiental, a ação tem causado transtornos à população local.
Os moradores afirmam ainda que havia no local uma placa da Prefeitura com a inscrição “Nascente em recuperação”, que foi retirada, restando apenas uma placa de “Proibido jogar lixo” do outro lado da via — também ignorada por quem descarta os resíduos.
Questionada pelo jornal, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou, em nota oficial: A Prefeitura de Ribeirão Pires esclarece que a equipe de zeladoria da Secretaria Regional de Ouro Fino realiza, regularmente, a limpeza do local. A Administração reforça ainda que as equipes de fiscalização da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, intensificarão as ações na área e realizarão a reinstalação das placas que foram depredadas.


