Fiscalização náutica em Ribeirão Pires apreende tarrafas e multa pescador

Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental
A Polícia Militar Ambiental flagrou, durante patrulhamento náutico de rotina, um indivíduo praticando pesca com uma tarrafa – petrecho proibido no Estado de São Paulo – na Represa Billings, em Ribeirão Pires. A ação ocorreu no período de defeso (Piracema), quando a pesca é restrita para garantir a reprodução dos peixes nativos.
O flagrante foi realizado pelo 1º Batalhão de Policiamento Ambiental neste sábado (1º), durante a Operação Piracema. Ao ser abordado, o pescador afirmou não possuir as autorizações necessárias para a prática da atividade.
A equipe apreendeu duas tarrafas: uma que estava sendo utilizada na água e outra escondida em uma área de mata próxima. Embora nenhum peixe tenha sido capturado, o homem foi multado em R$ 1 mil por infração ambiental.
Em outro ponto da Represa Billings, ainda em área pertencente a Ribeirão Pires, um segundo homem também foi flagrado em situação de pesca proibida. Com a aproximação da lancha da fiscalização, o pescador fugiu pela mata e não foi localizado. No local onde ele estava, foram apreendidos petrechos de pesca.
Todo o material apreendido – as tarrafas – foi encaminhado ao 2º Pelotão da Polícia Ambiental para posterior destruição, conforme determina a legislação.
Período de defeso
O período de defeso da Piracema no Estado de São Paulo tem início em 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro. Durante esse período, os peixes migram para as cabeceiras dos rios e locais rasos para desovar. A proibição da pesca é essencial para a manutenção dos estoques pesqueiros e a preservação dos ecossistemas aquáticos.


