Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas em RP e RGS

Publicidade

Órgão orienta população a redobrar a atenção com riscos de alagamentos, ventos fortes e deslizamentos durante o fim de semana.

Foto: Igor Bega

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas na região do Grande ABC, com destaque para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, entre esta sexta-feira (31) e o domingo (2). A previsão indica pancadas de chuva frequentes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e acúmulos significativos de precipitação, o que eleva o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de encosta.

De acordo com o órgão, a instabilidade atmosférica será causada pela combinação de calor e alta umidade, favorecendo a formação de nuvens carregadas durante o período da tarde e início da noite.

A Defesa Civil de Rio Grande da Serra reforçou o alerta local, recomendando que os moradores evitem áreas de risco, não se abriguem sob árvores durante tempestades e mantenham atenção a sinais de movimentação de solo. Em caso de emergência, a população pode acionar o serviço pelo telefone 199 ou pelo 193 (Corpo de Bombeiros).

Em Ribeirão Pires, o órgão municipal também acompanha as condições climáticas e mantém equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências relacionadas às chuvas.