Idosa caiu ao tentar alcançar equipamento de reconhecimento facial

Foto: leitor
Nas últimas semanas, o DiárioRP tem recebido diversas denúncias de usuários do transporte público municipal sobre falhas no cartão BusPay, sistema administrado pela empresa Suzantur.
Entre as principais reclamações estão erros no reconhecimento facial, que têm feito alunos, trabalhadores e idosos serem obrigados a descer do ônibus por falhas na validação do cartão. Em muitos casos, familiares precisaram se deslocar de bairros distantes até a região central para buscar os estudantes.
Nos últimos dias, também foram registradas denúncias de descontos indevidos de passagens, mesmo quando os usuários não estavam utilizando o transporte. Há relatos de pessoas que estavam trabalhando ou dormindo durante a madrugada e tiveram valores debitados de suas contas. Uma moradora, inclusive, afirmou estar em licença-maternidade quando o sistema registrou viagens indevidas em seu nome.
Além das falhas operacionais, um caso grave ocorreu no dia 5 de outubro: uma idosa caiu dentro de um ônibus da linha Santa Luzia ao tentar liberar o acesso pela catraca. Segundo familiares, a passageira não alcançava o equipamento de reconhecimento facial, precisando subir na catraca para validar o cartão. A queda resultou em ferimentos na cabeça e um pulso trincado.
Diante das reclamações e do caso de acidente, o DiárioRP questionou a Prefeitura de Ribeirão Pires sobre as medidas adotadas, perguntando se o Executivo mantém diálogo com a Suzantur e se há previsão de solução para o problema. Até o momento, não houve resposta.
Também foi feito contato com a empresa Suzantur, mas não houve retorno.
O jornal ainda questionou o Ministério Público sobre possíveis denúncias registradas e o andamento do caso. Em nota enviada ao DiárioRP, o órgão informou que o Promotor de Justiça Dr. Jonathan Vieira de Azevedo irá se reunir com representantes da empresa Suzantur e da Prefeitura na próxima semana para tratar do tema relacionado ao cartão BusPay.


