Ribeirão Pires amplia atendimento do CAPEs para todas as unidades de saúde

Publicidade
Serviço facilita o acesso de pacientes ao laudo necessário para realizar o cadastro do Cartão TOP Especial
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com a EMTU/ARTESP, ampliou o serviço do Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (CAPEs). Agora, todas as dez unidades de saúde do município podem emitir o laudo necessário para que o paciente realize o cadastro e obtenha o Cartão TOP Especial. Anteriormente, o laudo era  disponibilizado apenas na UBS Centro.

Na última quarta-feira (15), a equipe da EMTU/ARTESP realizou capacitação com equipes da Atenção Básica. Durante o treinamento, os profissionais foram orientados sobre como emitir corretamente o laudo e como orientar os pacientes sobre os próximos passos para obtenção do cartão.

“O serviço é muito importante, pois descentraliza o atendimento, levando-o para locais mais distantes, como Quarta Divisão, Ouro Fino e Jardim Caçula. Isso facilita a vida do paciente, que muitas vezes enfrenta dificuldades para se deslocar até a região central”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.

Com o laudo em mãos, o interessado deve apresentar os documentos originais e legíveis, como RG, CPF, comprovante de residência, relatório e exames médicos. O pedido de renovação ou inclusão do benefício deve ser feito presencialmente no CAPEs Jabaquara. Mais informações e a lista completa de documentos estão disponíveis no site da EMTU: www.emtu.sp.gov.br.

Sobre o CAPEs – O Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (CAPEs) é um serviço da EMTU/ARTESP que garante a mobilidade e a inclusão de pessoas com deficiência no transporte público intermunicipal. O CAPEs oferece atendimento personalizado, emissão do Cartão TOP Especial com isenção tarifária e cadastro de acompanhantes, além de participar de ações culturais e de conscientização sobre acessibilidade, promovendo maior autonomia e participação social aos usuários.