Sistema segue com falhas gerando muitas reclamações sem solução por parte da Suzantur

Foto: Diário de Ribeirão Pires
Moradores de Ribeirão Pires seguem enfrentando problemas com o uso do cartão BusPay, sistema de bilhetagem eletrônica da Suzantur, e começaram a registrar boletins de ocorrência na Delegacia da cidade. As principais reclamações são falhas no reconhecimento facial e dificuldades para obter atendimento no guichê da empresa, localizado dentro do terminal rodoviário do município.
Um dos casos registrados é o de um homem de 25 anos, com deficiência neurológica, portador do cartão. Segundo o boletim de ocorrência, o sistema de reconhecimento facial sempre falha, mesmo após o cumprimento de todas as exigências, como atualização de documentos e comprovação de residência. Os funcionários, segundo o relato, não aceitam os documentos, e o passageiro fica impossibilitado de utilizar o transporte público.
Outro caso envolve uma moradora que também não conseguiu utilizar o cartão devido a falhas no sistema. Ao tentar resolver o problema no guichê da BusFácil, dentro da rodoviária, ela foi impedida de passar pela catraca. “O segurança informou que eu precisava pagar uma passagem para entrar e ser atendida. Expliquei que só queria resolver o problema do reconhecimento facial, mas não teve conversa”, contou.
Indignada, a moradora procurou o Procon de Ribeirão Pires. Ao retornar acompanhada de um funcionário do órgão, o acesso ao guichê foi liberado sem cobrança de passagem. “Assim que o Procon chegou, liberaram rapidinho a entrada”, relatou.
As falhas no sistema BusPay já foram motivo de críticas por parte de vereadores, que solicitaram posicionamento da Suzantur e da Prefeitura de Ribeirão Pires, mas as reclamações persistem sem que haja uma solução definitiva por parte da empresa de ônibus.
Os casos relatados geraram reclamações formais junto ao Procon e podem motivar novas medidas por parte dos órgãos de defesa do consumidor.


