Evento literário acontece nos dias 20 e 21 de setembro, com programação cultural gratuita e solidária.

Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP
Nos dias 20 e 21 de setembro, das 13h às 19h, Ribeirão Pires recebe a quarta edição da FLIRP – Festa Literária, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro). A homenageada desta edição será a escritora Cecília Meireles, com curadoria da autora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti.
A programação inclui literatura, música, dança, teatro, artes visuais, intervenções da EMARP e do SESC, além de exposição pedagógica com trabalhos de alunos da rede municipal.
Mesas literárias
As mesas literárias refletem sobre a obra de Cecília Meireles e debatem temas contemporâneos da literatura, das artes e da presença feminina no cenário cultural brasileiro.
Programação
Sábado (20)
-
13h – Abertura com a coreografia A Bailarina (EMARP)
-
Apresentações de alunos do Colégio Clarassoti e do Colégio Pomar
-
15h – Coral Juvenil da EMARP
-
17h – Espetáculo Os Caçadores de Borbolivros (Cia Navega Jangada/SESC)
-
19h – Encerramento com o workshop LiteraRua
Durante a tarde, haverá oficinas, vivências e apresentações itinerantes, incluindo a Oficina de Criação de Narrativas (SESC).
Domingo (21)
-
13h – Canto e flauta do Colégio Pomar e apresentações do Colégio Clarassoti
-
14h – Professores da EMARP apresentam Canções Brasileiras, seguidos por alunos da Escola Estadual Felício Laurito
-
15h – Coral Infantil da EMARP
-
17h – Retorno do espetáculo Os Caçadores de Borbolivros
-
19h – Encerramento com o Sarau Nação Hip Hop SP
Durante o dia, também haverá a Pernacoteca – A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas (SESC), oficinas de narrativas, leituras de poemas e vivências com alunos do Colégio Pomar.
Editoras participantes
A FLIRP contará com 20 editoras, incluindo Sextante, Companhia das Letras e Gato Amarelo, e mais de 40 autores independentes. Alguns títulos confirmados são Rafaella Aventureira – O Mistério da Fazenda (Luiz Álvaro Wien), As Belezas do Reino Encantado de Ribeirão Pires (Rafael Marques) e Corpo in-sano (Valéria Aveiro).
O público também poderá visitar a Feira de Artesanato da Rua Domingos Morgado, aproveitar o comércio e a gastronomia local e desfrutar do parque de diversões, em formato que retoma o espírito do Festival do Chocolate.
Entrada solidária: doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou ração para pets.


