Com acesso gratuito, a agenda reúne 20 exposições com um acervo de mais 380 fotos, oficinas, debates, feira do livro e objetos de fotografia e lançamentos de livros, revisitando a memória visual e celebrando a diversidade da fotografia contemporânea

Festival de Fotografia de Paranapiacaba. Foto: Isis Medeiros
Nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, o 8º Festival de Fotografia de Paranapiacaba (FFP) chega à histórica Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP), com programação gratuita e aberta ao público, consolidando-se como um dos mais importantes encontros de fotografia do país.
Festival de Fotografia de Paranapiacaba
Desde sua inauguração oficial, em 2018, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba tem transformado a vila histórica em um território pulsante de produção artística e encontros criativos. Instalado em diferentes espaços culturais da vila, com destaque para a antiga estação ferroviária, erguida no final do século XIX e tombada pelo patrimônio histórico, o festival consolidou-se como um ponto de convergência entre gerações de fotógrafos, artistas visuais e público. Hoje, a programação ganha uma estrutura multifacetada, na qual fotografia e a arte se entrelaçam sob uma curadoria contemporânea, reforçando o espírito plural e inovador que move a cena cultural do país.
A agenda desta edição reúne apresentações, exposições, oficinas, debates, feira fotográfica, lançamentos de livros, projeções e atividades educativas, transformando ruas, casas e espaços históricos em um verdadeiro museu a céu aberto.
Sob a direção de João Kulcsár, as atividades têm curadoria de fotógrafos e coletivos que propõem múltiplos olhares sobre o mundo contemporâneo, reforçando o papel do Festival como espaço de reflexão, diversidade e convivência. O evento promove a alfabetização visual e aproxima diferentes públicos em experiências que unem arte, educação, inclusão e sustentabilidade.
“Este ano o Festival está dialogando também com o exterior, com 4 (quatro) exposições internacionais e uma incrível participação de mais de 30 (trinta) países na convocatória, destacando a parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.”, diz Kulcsár
A programação contempla mais de 15 exposições individuais e coletivas, além da Convocatória 2025, cujo tema é “Água”, inspirando artistas a refletirem sobre abundância, ausência e urgência desse elemento essencial. As mostras revisitam temas urgentes da sociedade, cruzando diferentes gerações e linguagens, do documental ao experimental.
Entre os destaques estão:
“Tomara que amanheça”, de Daniel Camargo Kfouri, com textos de Pe. Júlio Lancellotti – Brasil
“Arquipélago, culturas insulares” Corinna del Bianco do Instituto Italiano de Cultura, Itália.
“A Grande mãe Terra Sagrada”, de Sitah – Brasil
“Noivas adolescentes”, de Isabeau de Rouffignac, França
“Nós Madalenas”, de Maria Ribeiro – Brasil
“Women Street Photographers”, de Gulnara Lyabib Samoilova – EUA
“Mãe Mar”, de Andrea Goldschmidt – Brasil
“Zumvi – Arquivo Afro Fotográfico”, Lázaro Roberto- Brasil
“Frida, beleza e dor”, de Julia Fullerton-Batten, Alemanh
O outro eixo da programação, segue com o educativo, um dos pilares do Festival, com oficinas gratuitas que exploram a fotografia de forma histórica, poética e lúdica. O público poderá construir câmeras obscuras, experimentar processos fotográficos com pigmentos naturais, bordar fotografias como gesto político e percorrer trilhas da vila em caminhadas fotográficas.
O tradicional Cine Lyra, construído em 1903 na Avenida Fox, receberá debates com nomes como Daniel Camargo Kfouri, Sitah, Gulnara Samoilova, Isis Medeiros e Lázaro Ramos do Arquivo afro fotográfico Zumvi. Haverá ainda lançamento de fotolivros e a Feira da Fotografia, espaço de trocas entre fotógrafos, editores, estudantes e amantes da imagem.
Com programação especial e acesso gratuito nas datas do evento, o Festival reforça seu compromisso de democratizar a fotografia e de transformar Paranapiacaba em um território de arte, memória e diálogo. A programação completa está disponível no site oficial do evento.
Serviço
Datas: 13 e 14 de setembro de 2025
Local: Vila de Paranapiacaba – Santo André (SP)
Horários: Sábado, das 10h às 18h | Domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Mais informações: www.ffparanapiacaba.com.br
Redes sociais: @festivalfotobrasil
Realização e Apoios
O 8º Festival de Fotografia de Paranapiacaba é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú e Grupo Unipar .
Apoio: do Itaú Cultural/Rumos, Canon e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Apoio educacional: Senac-SP.
Realização: Alfabetização Visual e Prefeitura de Santo André.


