A prefeitura de Ribeirão Pires, realizou uma intervenção sem a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
A intervenção se trata de um trilho de trem, e pode estar relacionada a um projeto anunciado em maio, quando a cidade recebeu a visita do dublador Márcio Seixas, conhecido por dar voz ao personagem Batman no Brasil.
Ao todo, seriam dois pontos com a intervenção. Um entre a avenida Prefeito Valdírio Prisco e a avenida Francisco Monteiro, próximo à pista de skate, e outro na Fábrica de Sal.
Questionada, a prefeitura informou que teve autorização do Condephaat para a obra. No entando, a entidade negou que tenha recebido alguma solicitação do órgão municipal, e afirmou que não fez a aprovação do projeto e, que está solicitando esclarecimentos da Prefeitura, já que o Patrimônio é tombado.
Veja o posicionamento completo da entidade:
Não foi localizada nenhuma solicitação para a instalação de trilho e vagão ao lado da Fábrica de Sal, em Ribeirão Pires, patrimônio tombado pelo Condephaat desde 2018. Por se tratar de bem protegido, qualquer intervenção exige aprovação prévia do Conselho. A Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural já solicitou esclarecimentos à Prefeitura e, após a resposta, realizará análise técnica para verificar a regularidade da intervenção e adotar as medidas necessárias.


