Estância inicia aproximação com programa internacional de gestão pública baseada em dados

Publicidade

Consultor da What Works Cities, iniciativa da Bloomberg Philanthropies, apresentou benefícios da certificação em visita articulada pelo vereador Matheus Brizotto.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu nesta segunda-feira (1º) a visita de Severino Netto, consultor da What Works Cities, iniciativa global da Bloomberg Philanthropies em parceria com a Results For America. A reunião marcou o início da aproximação do município com o programa, reconhecido internacionalmente por promover gestão pública baseada em dados e evidências.

O encontro foi articulado pelo vereador Matheus Brizotto, que em agosto apresentou uma indicação oficial solicitando a adesão da cidade ao programa. Durante a reunião, o consultor detalhou os objetivos e benefícios da Certificação What Works Cities, criada em 2017 e já presente em mais de 100 cidades nas Américas.

O programa é gratuito e voltado a municípios com mais de 30 mil habitantes, como Ribeirão Pires. Entre as vantagens, estão coaching especializado, acesso a recursos exclusivos e integração a uma rede internacional de gestores públicos. A certificação é obtida a partir de uma autoavaliação com mais de 40 critérios, que mapeia práticas de uso de dados e orienta planos de ação em áreas como saúde fiscal, crescimento econômico, mobilidade, meio ambiente, transparência e serviços urbanos.

Segundo o vereador Matheus Brizotto, a iniciativa pode representar um marco na administração municipal.
“Nosso objetivo é trazer para a cidade iniciativas que realmente façam diferença no dia a dia da população. A aproximação com a What Works Cities pode colocar Ribeirão em um novo patamar de gestão, alinhada às melhores práticas internacionais e com impacto direto na qualidade dos serviços públicos”, afirmou.

Com esta primeira visita, Ribeirão Pires inicia o processo que pode consolidar o município como referência em gestão inteligente, estratégica e sustentável, sem custos para a administração.