Justiça rejeita denúncia de Prefeito contra página de humor

Publicidade

O Juiz Guilherme Vieira de Camargo da 2ª vara de Ribeirão Pires, rejeitou nesta quinta-feira (24), a denúncia criminal movida pelo Prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), contra os humoristas Raphael Betega e Thiago Bueno, proprietários da Página “Foco em Ribeirão Pires”.

Guto moveu um processo criminal contra os dois, e pedia a prisão de ambos por postagens que traziam de forma hurotística os problemas da cidade e fazia piada pelo fato do atual prefeito fazer implante capilar. Por mais que fossem em tom ácido e humorístico, as publicações traziam problemas reais da cidade, como a entrega de merenda escolar vencida na rede municipal de educação, por exemplo.

Na decisão, o juiz afirma que não há motivos para a abertura de um processo penal: “Em todos os casos, as publicações, embora ácidas e críticas, não ultrapassam a esfera da liberdade de expressão e do debate político, protegidos constitucionalmente.”, e recusa dar andamento ao processo. O Ministério Público sequer se manifestou no processo.