Criminoso trocou o cartão da vítima durante compra de frutas e realizou saques no valor de R$ 650,00

Polícia alerta sobre golpe do cartão aplicado por falsos vendedores. Foto: DiárioRP
Um homem de 69 anos foi vítima de estelionato na tarde da última sexta-feira (11), na Rua Eça de Queirós, no Jardim Caçula, em Ribeirão Pires. O idoso relatou que adquiriu frutas de um vendedor ambulante no bairro e, durante o pagamento com cartão, teve seu cartão magnético trocado sem perceber.
Segundo o boletim de ocorrência, após a venda, o suspeito inseriu o cartão da vítima em uma maquininha de débito e, de maneira sorrateira, substituiu o original por outro cartão da mesma instituição. O criminoso entregou as frutas e foi embora, sem levantar suspeitas.
Somente após entrar em casa, o idoso percebeu que o cartão que estava em sua posse não era o seu. Ao se dirigir até a agência da Caixa Econômica Federal, foi informado pela gerente que o cartão entregue a ele também pertencia à mesma instituição, mas não estava vinculado à sua conta.
Pouco tempo depois, a vítima foi informada de que três saques indevidos haviam sido realizados em terminais de autoatendimento, totalizando R$ 650,00.
O autor do golpe foi descrito como um homem pardo, com aproximadamente 1,65m de altura, porte físico forte e cerca de 40 anos de idade. Ele estava em um veículo utilitário branco, cuja marca não pôde ser identificada pela vítima. Ainda segundo relato, o golpista mencionou possuir uma quitanda no início do bairro Riacho Grande.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires, que alerta a população para ficar atenta ao realizar pagamentos com cartão em vendas de rua ou por ambulantes. “É fundamental acompanhar todo o processo de inserção do cartão na maquininha, conferir o cartão devolvido e desconfiar de qualquer comportamento suspeito”, ressaltou um agente da corporação.
A Polícia Civil orienta que vítimas desse tipo de crime procurem imediatamente a delegacia mais próxima para o registro do boletim de ocorrência e tomem providências junto à instituição bancária.


