Baterias de carros de professoras são furtadas durante expediente

Professoras da Escola Municipal Maria da Glória Barbosa Xavier, no Jardim Guanabara, relatam clima de abandono e insegurança.

Escola municipal no Jardim Guanabara sofre com insegurança e falta de vigilância. Foto: Reprodução\Google Maps

Na tarde desta quarta-feira (2), três professoras da Escola Municipal Maria da Glória Barbosa Xavier, localizada no Jardim Guanabara, em Ribeirão Pires, tiveram as baterias de seus veículos furtadas enquanto estavam em serviço. Os criminosos também tentaram arrombar os carros, mas não conseguiram.

As educadoras denunciam a falta de segurança na unidade escolar, situada em uma área cercada de árvores, isolado, sem monitoramento ou vigilância adequada. Uma das professoras relata já ter sido vítima de assalto nas proximidades da escola.

Moradoras da região também comentam que, por medo, muitas vezes buscam seus filhos em horários alternativos, evitando os períodos de maior vulnerabilidade. Segundo elas, alunos, professores e pais estão constantemente expostos a riscos devido à ausência de segurança no entorno da escola.

Em vídeo gravado no local, uma das docentes desabafa: “Gente, que tristeza. Muito triste essa situação. Estamos à mercê da sorte.”

O vereador Tetinha também se manifestou em vídeo, afirmando que irá solicitar ao Poder Executivo o reforço na segurança da unidade.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre a situação da escola e a existência de um plano de segurança para a unidade escolar, mas até o momento não obteve resposta, caso aconteça o texto será editado.