Durante sessão ordinária, vereadora aponta falhas na agilidade da saúde pública e cobra providências da Prefeitura.

Moradores relatam atraso de 4 meses para exames simples na rede pública. Foto: DiárioRP
Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (12), a vereadora Fernanda (PT) denunciou a demora excessiva no agendamento e entrega de resultados de exames na rede municipal de saúde de Ribeirão Pires. Segundo a parlamentar, moradores relataram que exames simples de sangue podem levar até quatro meses para ficarem prontos, além de longos períodos de espera para agendamento, mesmo em casos considerados de rotina.
As queixas recebidas pela vereadora partem principalmente de usuários da UBS Central, da USF do Parque Aliança e da unidade do Centro Alto. De acordo com os relatos, até exames para identificar infecções ou investigar doenças mais graves estão enfrentando atrasos preocupantes.
Fernanda destacou um caso específico em que uma paciente, após diagnóstico de nódulos nos seios, foi informada de que precisaria aguardar mais de quatro meses para realizar os exames complementares e, depois disso, ainda esperar pela consulta com um profissional da saúde. “A Secretaria da Saúde precisa olhar para essas demandas com mais atenção. A saúde das pessoas não pode esperar. É muito urgente revisar essa programação”, afirmou a vereadora durante sua fala.
A parlamentar também reforçou que a lentidão compromete diretamente o diagnóstico precoce e o tratamento de diversas doenças. “Os munícipes não podem esperar. A saúde não espera. Precisamos de mais agilidade nos exames”, declarou.
Para buscar respostas oficiais, Fernanda apresentou um requerimento à Prefeitura solicitando informações sobre os prazos atuais para exames e consultas, além de medidas que estão sendo tomadas para enfrentar a morosidade no sistema.


