Furto de fios de cobre em marcenaria evidencia crescimento desse tipo de crime em RP

Estabelecimento teve cerca de 20 metros de fios e chaves elétricas levados por criminosos. Cidade ocupa a 11ª posição no ranking estadual de furtos de cabos, segundo a Enel.

A Polícia Civil realizou a Operação Ferro Velho e fiscalizou sucateiros na Estância. Foto: DiárioRP

Conforme boletim de ocorrência, um furto foi registrado no último domingo (11) em uma marcenaria situada na Rua Alfredo Mendes, no bairro Vila Tavolaro, em Ribeirão Pires. Criminosos ainda não identificados invadiram o imóvel e levaram aproximadamente 20 metros de fios de cobre, além de chaves elétricas.

O proprietário, um homem de 58 anos, relatou que precisou reparar imediatamente os danos provocados pela invasão, o que comprometeu a preservação do local para perícia da Polícia Civil. A ação causou prejuízos ao funcionamento do comércio e acendeu um alerta entre empresários da região.

A ocorrência se soma a uma sequência de crimes semelhantes na região. Somente nos últimos meses, o DiárioRP registrou nove reportagens sobre furtos e roubos de fios e cabos em diferentes pontos da Estância. O aumento nos casos tem preocupado moradores e comerciantes, e a situação pode ser ainda mais grave, já que muitos não registram boletins de ocorrência, dificultando a mensuração real do problema.

Como forma de combate a essa prática criminosa, a Polícia Civil de Ribeirão Pires em parceria com a GCM e Polícia Militar realizou, em março, a Operação Ferro Velho 2025, com foco na fiscalização de comércios de sucata, que costumam ser possíveis destinos para os materiais furtados. Apesar das vistorias não terem identificado irregularidades criminais, a ação reforça a necessidade de constante monitoramento do setor.

De acordo com levantamento da Enel, Ribeirão Pires está na 11ª posição entre as cidades do Estado de São Paulo com maior incidência de furtos e roubos de cabos e fios elétricos, o que evidencia a urgência por ações mais efetivas de prevenção, fiscalização e denúncias da população.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires, as investigações seguem em andamento. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 (Disque Denúncia).