Passarela na Vila Monteiro segue sem iluminação e cercada por mato

Publicidade

Trabalhadores relatam riscos ao atravessar passarela no escuro e abandonado nas primeiras horas da manhã; Prefeitura e Estado divergem sobre de quem é a responsabilidade

Moradores pedem limpeza e luz na travessia entre bairros. Foto: Arquivo pessoal

A passarela que liga a Rua São Bernardo do Campo à Avenida Humberto de Campos, na região da Vila Monteiro, em Ribeirão Pires, tem gerado preocupação entre moradores, especialmente trabalhadores que precisam utilizá-la de madrugada. Segundo denúncias, o local está abandonado, sem iluminação pública e tomado pelo mato, oferecendo risco de assaltos e acidentes.

Um morador registrou em vídeo a situação da passarela enquanto seguia para o trabalho às 4h35 da manhã. Na gravação, ele destaca que, enquanto a quadra esportiva recém-construída no bairro permanece iluminada 24 horas por dia, a passarela permanece totalmente no escuro, dificultando a travessia e comprometendo a segurança dos pedestres.

“Quem atravessa corre risco. Está tudo apagado, cheio de mato. A gente vai trabalhar assim, no escuro”, desabafa o trabalhador.

A reportagem do DiárioRP questionou a Prefeitura sobre a existência de um cronograma para manutenção da área, especialmente para limpeza e instalação de iluminação, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Relatos de moradores também indicam que a responsabilidade pela manutenção da iluminação poderia ser do Governo do Estado de São Paulo. No entanto, em resposta ao questionamento feito pelo Diário RP, o governo estadual afirmou que a passarela está sob a responsabilidade da administração municipal.

Enquanto a definição sobre a responsabilidade não avança, moradores e trabalhadores seguem utilizando o espaço em situação precária e expostos ao risco.