Ribeirão Pires recebe obras da Sabesp para ampliar tratamento de esgoto

Investimento integra o projeto IntegraTietê e promete mais saúde e qualidade de vida para milhares de moradores da região.

A Sabesp deu início a obras estruturantes nos municípios do ABC Paulista e em Ribeirão Pires como parte do projeto IntegraTietê, maior programa de saneamento do Brasil. As intervenções fazem parte da primeira fase da iniciativa, que prevê investimentos de R$ 9 bilhões até 2027 para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo.

Na região do ABC, as obras vão beneficiar áreas próximas aos córregos Jaboticabal e Ourives, à margem esquerda do Rio Tamanduateí e também à margem esquerda do Rio Tietê, além de seus afluentes, como o Ribeirão dos Meninos e o Ribeirão dos Couros. Essas ações visam captar o esgoto de milhares de imóveis e transportá-lo por tubulações até as estações de tratamento.

Já em Ribeirão Pires, as frentes de trabalho previstas para este mês vão contemplar áreas que ainda não possuem cobertura completa de rede de esgoto. O município está entre as 12 cidades atendidas nesta fase do programa e será beneficiado com a instalação de tubulações subterrâneas e estações de bombeamento, integrando a malha de coleta à infraestrutura central da Sabesp.

As ações permitirão uma significativa melhora na qualidade da água dos cursos d’água que deságuam no Rio Tietê, contribuindo para a saúde ambiental da bacia hidrográfica e, principalmente, para a qualidade de vida dos moradores.

De acordo com a Companhia, a expectativa é de que a capacidade de tratamento aumente em 15 mil litros por segundo — o suficiente para encher uma piscina olímpica a cada dois minutos. A meta é antecipar as exigências do Marco Legal do Saneamento, universalizando os serviços até 2029.

O diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp, Roberval Tavares, afirmou que o objetivo é claro: “Queremos que todos os paulistas tenham qualidade de vida, saúde e dignidade.”