Jovem rio-grandense é “supercampeã” da rede estadual de São Paulo

Júlia da Silva Santana foi duplamente medalhista de ouro na Omasp e na Redasp, foi aprovada no Provão Paulista e obteve nota alta no ENEM

A mãe, inclusive, é a inspiração da jovem. “Para mim, essa força é representada pela minha mãe, minha maior inspiração. Foto: Divulgação

O último ano na escola costuma ter um ar de despedida. Mas para uma ex-aluna da rede estadual de São Paulo, a 3ª série do Ensino Médio foi de conquistas. Julia da Silva Santana, moradora de Rio Grande da Serra, se formou em dezembro de 2024 e, antes, participou e venceu competições e iniciativas da Secretaria do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Olimpíadas de Matemática? Ouro. Olimpíadas de Redação? Ouro. Provão Paulista? Aprovada. Vestibular? Aprovada.

Depois de estudar na Etec de Rio Grande da Serra nas primeiras duas séries do Ensino Médio, Julia, de 18 anos, optou por voltar à Escola Estadual Edmundo Luiz da Nobrega Teixeira, onde fez os anos finais do Ensino Fundamental. Na unidade, a mãe, Viviane, trabalha na secretaria. “No terceiro ano, decidi voltar para o Edmundo, pois queria focar nos vestibulares. Isso foi essencial para me preparar melhor para as provas”, afirma.

A mudança deu certo. Júlia foi duplamente medalhista de ouro na Omasp e Redasp, fez o Provão Paulista e com a nota alta do Enem foi aprovada no curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia com foco em Neurociência na UFABC (Universidade Federal do ABC). “Já participei da Obmep algumas vezes, mas nunca cheguei a avançar para a segunda fase. Sempre tive o hábito de estudar por conta própria, além do que era ensinado na escola. Então, minha maior preocupação foi controlar o nervosismo para não me esquecer de algo importante durante as provas”, explica.

Sobre o bom desempenho de meninas nas olimpíadas e Provão, Julia concorda sobre as vantagens das mulheres. “Não diria que temos um ‘algo especial’, mas acredito que nossa determinação e resiliência nos impulsionam a evoluir constantemente, independentemente do quão longe já tenhamos chegado. Somos naturalmente dedicadas, enfrentamos desafios com coragem e buscamos sempre o melhor em tudo o que fazemos”, afirma.

A mãe, inclusive, é a inspiração da jovem. “Para mim, essa força é representada pela minha mãe, minha maior inspiração. Ela personifica a inteligência, a garra e o amor incondicional, mostrando-me, a cada dia, o poder da dedicação e da superação”, acrescenta.