Pais denunciam creches com horários reduzidos e ausência de profissionais

Redução de horários e ausência de auxiliares para alunos com deficiência preocupam responsáveis; decreto sobre transporte escolar também gera críticas.

Pais de alunos da E.M. Olívia Marques Petrilli, no bairro Roncon, denunciaram ao DiárioRP a falta de profissionais na unidade, o que tem causado transtornos para famílias de crianças do Berçário I, Berçário II e Maternal I. Segundo um responsável, a creche opera com horários reduzidos há mais de uma semana, sem qualquer explicação da Secretaria de Educação.

“Estamos precisando buscar as crianças mais cedo. Já solicitamos um posicionamento da Secretaria da Educação, mas até agora nada foi resolvido”, afirmou um pai.

O problema se repete na E.M. Carlos Rohm conforme denunciado pelo DiárioRP, onde foram registradas diversas aulas vagas desde o início do ano letivo. Além disso, mães atípicas relatam a falta de auxiliares de classe, o que prejudica o acompanhamento e desenvolvimento das crianças.

Questionamos a prefeitura na ocasião (07.02) que respondeu a seguinte nota, as contratações estão em andamento conforme as publicações no Diário Oficial: convocação Professores PA do processo seletivo para suprir a demanda gerada por afastamentos diversos; e convocação de Professores PDI e Professores B, por meio do Concurso Público, para atender às necessidades decorrentes de exonerações, falecimentos e aposentadorias.

Além dessas dificuldades, o decreto municipal do prefeito Guto Volpi, que restringe o transporte escolar gratuito para alunos com mais de 11 anos que moram a menos de dois quilômetros da escola, também tem sido alvo de críticas de pais e responsáveis.