Rio Grande da Serra investe R$ 29 milhões para modernizar iluminação pública

Prefeitura e Consórcio Serra Luz realizam substituição do sistema de comando dos postes para garantir mais segurança e eficiência na iluminação da cidade.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra, em parceria com o Consórcio de Iluminação Pública Serra Luz, iniciou a substituição do sistema de comando dos postes da cidade. O processo, que deve ser concluído em três meses, visa modernizar a infraestrutura e acabar com os constantes apagões que afetam a população. As informações são do Diário do Grande ABC.

O município conta com 4.384 postes de iluminação, gerenciados por cerca de 130 sistemas de chaves centrais. Atualmente, cada chave controla aproximadamente 30 postes, o que significa que uma falha técnica pode deixar uma rua inteira sem luz. Com a modernização, cada poste terá comando individual, evitando grandes áreas apagadas em caso de falha.

O investimento total da iniciativa é de R$ 29 milhões, por meio da locação de ativos. A empresa responsável, Consórcio Serra Luz, assumirá a gestão da iluminação pública da cidade pelos próximos dez anos.

Novo sistema contra roubos e vandalismo

Além dos problemas técnicos do sistema antigo, roubos de fios de cobre têm agravado as falhas na iluminação pública. Para evitar esse problema, os novos cabos são fabricados com um material menos atrativo para criminosos.

“O furto de fios de cobre é recorrente, e por isso adotamos um novo material para os cabos, eliminando esse risco. Além disso, atos de vandalismo têm prejudicado o andamento do projeto, com destruição de pontos já renovados e desligamento das chaves que estavam em fase de teste”, explica Allan Pereira, gerente de Operações do Consórcio Serra Luz.

A Prefeitura pede a colaboração dos moradores para evitar novos danos e solicita que qualquer atividade suspeita envolvendo a rede elétrica seja denunciada, principalmente se envolver pessoas sem uniforme ou veículos sem identificação da empresa ou da administração municipal.

Mais eficiência com lâmpadas de LED

A cidade já realizou a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED, que reduz o consumo de energia em até 60%. Além da economia, algumas áreas receberam luzes de maior potência, garantindo mais segurança em pontos estratégicos.

Outra vantagem das novas luminárias é sua vida útil de 102 mil horas, reduzindo a necessidade de manutenção. O sistema moderno também permite monitoramento inteligente, alertando sobre oscilações na tensão elétrica, algo que não era possível no modelo antigo.

“Com a inteligência artificial, conseguimos detectar variações na rede de energia e atuar preventivamente para evitar falhas”, conclui Pereira.