Manifestação ocorre às 9h no calçadão da Rua do Comércio; proposta defende transporte público gratuito e de qualidade para o ABC.
Moradores de Ribeirão Pires e região se organizam para um ato contra o aumento da tarifa de transporte público. O protesto está marcado para este sábado, 11 de janeiro, às 9h, no calçadão da Rua do Comércio, no centro da cidade. A manifestação foi convocada pelo Comitê Regional Unificado, que reivindica a união da região do ABC em defesa de um transporte público gratuito e acessível.
Em janeiro, a tarifa passou a custar R$ 6,00 para pagamento em dinheiro e R$ 7,00 no vale-transporte, valores que estão entre os mais altos do Estado. Os organizadores do ato destacam que o aumento ocorre mesmo diante de reclamações frequentes sobre a qualidade do serviço, como:
- Longo tempo de espera, chegando a até 1h40 para alguns ônibus;
- Constantes atrasos e mudanças nos horários, especialmente em períodos de férias escolares;
- Condições precárias dos veículos, com interrupções frequentes durante as viagens;
- Fim de benefícios como a tarifa zero em feriados e restrição aos domingos, limitada das 8h às 17h.
Além de prejudicar usuários, o custo elevado do vale-transporte afeta diretamente os empregadores, onerando ainda mais os trabalhadores. A manifestação busca chamar atenção para a necessidade de melhorias no transporte público e reverter os impactos negativos do reajuste.