Por 15 votos a 1, vereadores de Ribeirão Pires aprovaram a redução do programa Tarifa Zero, restringindo a gratuidade dos ônibus municipais a domingos, das 8h às 17h, e eliminando o benefício nos feriados.
Com ampla maioria, a Câmara de Ribeirão Pires aprovou a alteração no programa Tarifa Zero, que anteriormente oferecia gratuidade total nos ônibus municipais aos domingos e feriados. Com a nova medida, o benefício será limitado apenas aos domingos, das 8h às 17h, sendo retirado completamente nos feriados.
Segundo o vereador Sargento Alan (PL), líder do governo, um estudo apontou que o maior fluxo de usuários ocorre dentro do horário mantido, justificando a decisão. Nos feriados, o baixo número de passageiros também contribuiu para a mudança. O prefeito interino destacou, no projeto, que a exclusão da gratuidade no período noturno foi motivada por casos de vandalismo, como pichações e danos aos ônibus, em conversa de bastidores outro ponto para a redução é os confrontos e brigas registrados na região central aos domingos, justificam a facilidade do jovem chegar na cidade com a Tarifa Zero.
A única vereadora a votar contra foi Márcia Gomes, da Coletiva de Mulheres, que criticou a medida. “Enquanto muitas cidades estudam implantar a tarifa zero diariamente, estamos retrocedendo e tirando direitos da população, todos nós deveríamos votar contra”, afirmou.
O programa, que custa cerca de R$ 320 mil ao município, impactará moradores como uma família do Jardim Caçula, que costuma passear no centro aos domingos. “Agora vai ficar difícil pelo horário. O dinheiro da passagem usamos para comprar lanches para as crianças”, relatou um dos membros. Outra família de Ouro Fino, que frequenta uma igreja na Vila Aparecida, afirmou que reduzirá suas idas ao templo, vamos somente pela manhã com a Tarifa Zero “À noite sem a Tarifa Zero, gastamos cerca de R$ 50,00 em transporte. Vamos apenas pela manhã com as crianças. É uma pena.”
As alterações entrarão em vigor após publicação no Diário Oficial do município.