Inicialmente anunciada para a entrada da Avenida Rotary, a estátua de dragão de aproximadamente 8 metros de altura foi instalada no Parque Oriental, atraindo elogios e críticas da população.
Anunciada pelo prefeito Guto Volpi, a estátua deveria ser um marco na Avenida Rotary, no Jardim Mirante, que conecta a cidade ao Parque Oriental. Segundo o prefeito, a peça simbolizaria o início de uma nova rota de desenvolvimento comercial. Contudo, a instalação foi realocada para o Parque Oriental, alinhando-se à temática oriental do local.
A novidade gerou diversas reações nas redes sociais. “Preciso ir tirar uma foto, achei lindo”, comentou uma moradora. Em contrapartida, outros criticaram a escolha de prioridades. “Tudo o que precisávamos, já que a saúde e a educação estão ótimas na cidade”, ironizou outro morador.
Outros questionaram a utilidade da estátua em um espaço com infraestrutura limitada. “Achei um pouco exagerado para um parque que quase não tem nada de interessante, como lanchonetes e eventos”, apontou uma munícipe.
Além disso, moradores destacaram problemas no parque e na cidade. “O local precisa ser mais bem cuidado, principalmente os brinquedos para as crianças”, disse uma frequentadora. Houve também queixas sobre a falta de medicamentos nas UBS e CAPS.
Apesar das críticas, a estátua foi apresentada como parte de um esforço para fortalecer o turismo e valorizar o Parque Oriental. Entretanto, uma consulta ao Portal da Transparência da Prefeitura não localizamos informações sobre o valor do contrato da peça, levantando questionamentos sobre os custos do projeto.
O debate reforça a necessidade de um equilíbrio entre os investimentos em lazer e a atenção às demandas essenciais da população.