Moradores recebem cobrança em duplicidade por falha no sistema da Sabesp

Moradores da Estância procuraram o DiárioRP para relataram que receberam suas contas de água, com aviso de suspensão do fornecimento, mesmo após terem quitado as contas de setembro/outubro. A Sabesp explicou que o problema se deve a uma instabilidade do sistema causada por um ataque cibernético.

Nesta semana diversos moradores de Ribeirão Pires procuraram o DiárioRP para relatar um problema com a cobrança de água. Mesmo após o pagamento da fatura, muitos receberam uma nova cobrança, indicando que o pagamento estava pendente e alertando sobre uma possível suspensão do fornecimento. Ao procurar a agência da Sabesp na cidade, os consumidores não obtiveram esclarecimentos.

O DiárioRP questionou a Sabesp, que, em resposta, informou que o problema ocorreu devido a uma instabilidade no sistema, causada por um ataque cibernético sofrido recentemente pela Companhia. A Sabesp explicou que, em alguns casos, clientes receberam uma segunda via de faturas já quitadas, mas que essa nova conta deve ser desconsiderada.

A Companhia garantiu que, para esses consumidores, não haverá negativação, interrupção de serviço ou qualquer tipo de penalidade. Caso algum cliente tenha pago novamente a conta, o valor ficará disponível em seu cadastro para o pagamento das próximas faturas, sem prejuízo.

Para mais informações, a Sabesp orienta que os consumidores entrem em contato pelos canais de atendimento: central telefônica 0800 055 0195 (ligação gratuita), Agência Virtual no site agenciavirtual.sabesp.com.br, e WhatsApp (11) 3388-8000 (mensagem de texto).