Mostra em Ribeirão Pires reúne workshop, exposição,música e audiovisual

No dia 26 de outubro, o artista visual Thiago Vaz organiza a Mostra Estância da Luz, com diversas atividades artísticas, encerrando o projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo. O evento será realizado na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (Emarp) e contará com exposição fotográfica, workshop de light painting e exibição de curtas-metragens.

A Mostra Estância da Luz, que acontece no dia 26 de outubro na Emarp, promete oferecer uma experiência rica em arte e cultura, reunindo diferentes linguagens artísticas. O evento é organizado pelo artista visual Thiago Vaz e tem como objetivo encerrar o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

A programação começa às 14h com a abertura da exposição fotográfica Estância da Luz, apresentando os trabalhos de artistas e estudantes que participaram do projeto. Das 16h às 18h, ocorrerá o workshop Percurso de Luz, que utiliza a técnica de light painting para criar efeitos visuais com o movimento da luz em imagens noturnas.

Às 19h, o músico e compositor Marcelo Capozzi fará um pocket show ao vivo, seguido, às 19h30, da exibição de curtas-metragens, entre eles Caguaçu, Trilogia da Luz e Estância da Luz. O curta-metragem de animação Caguaçu retrata a história demográfica e hidrográfica de Ribeirão Pires, tendo como protagonista uma garça que testemunha as transformações da região ao longo do tempo.

Segundo Thiago Vaz, a Mostra é uma forma de apresentar obras que exploram o patrimônio natural, material, cultural e histórico da Estância Turística. “Unimos fotografia noturna, vídeo com performance visual e a manipulação de objetos luminosos, como lanternas, bastões de luz e até drones, para contar histórias visuais da cidade”, destaca o artista.

O evento também contará com a participação dos artistas Jeronimo Vilhena e André Gustavo de Castro Matos, que fazem parte do Coletivo Multimídia Graffiti com Pipoca, ao lado de Vaz, na condução dos workshops e na realização da animação.