Alunos apresentam projetos inovadores que unem tecnologia e acessibilidade se destacam em Feira.
Estudantes da Escola Técnica (Etec) de Ribeirão Pires brilharam na Feira de Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri (Fenadante), que ocorreu nesta semana e encerrou no último sábado (28), em São Paulo. O evento contou com 134 pesquisas de pré-iniciação científica, desenvolvidas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio, representando instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.
A Etec participou com dois projetos de destaque. O primeiro, intitulado JUMPAI – Jogo para Crianças com Mobilidade Reduzida, foi desenvolvido por Ana Laura Vicentine Ribeiro, Thifany Garcia da Conceição e Giovana Rocha Souza, sob a orientação dos professores Cíntia Pinho e Anderson Vanin. O projeto conquistou o segundo lugar na competição.
O segundo projeto, RecolheAI, é uma tecnologia que pode ser implementada em esteiras e lixeiras, utilizando inteligência artificial para separar materiais como metal, papel e plástico de forma automatizada, facilitando o descarte do lixo. Os alunos Arthur Gael Araújo Pinho de Almeida, Evellyn Furtado e Vitor da Silva Lopes, também sob a supervisão dos professores mencionados, ganharam o primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas.