Uma médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ribeirão Pires é acusada de negligência após diagnosticar errado um bebê de 6 meses por, de acordo com a família, confundir uma glândula com o pulmão no raio-x.
A denunciante, que é mãe da criança, levou seu bebê à UPA Santa Luzia no último sábado (14), com sintomas leves de febre e secreção no olho. Ela acreditava que fosse uma conjuntivite. No entanto, a médica plantonista diagnosticou erroneamente o bebê com pneumonia, resultando em internação desnecessária.
O bebê apresentava uma febre de 37,6°C e secreção no olho direito, o que levou a mãe a buscar atendimento pediátrico. A médica plantonista, segundo a mãe, ao interpretar o raio-X, confundiu uma glândula chamada “timo” com pneumonia e prescreveu uma série de medicamentos, incluindo antibióticos intravenosos.
Após a troca de plantão, a nova equipe médica avaliou o caso e, ao verificar o exame de raio-X corretamente, constatou que o bebê nunca teve pneumonia, liberando a alta imediata. Desde então, a temparatura do bebê não se estabiliza.
A mãe relata que, desde a internação, ela está exausta e doente devido à preocupação, falta de sono e alimentação. Ela tentou buscar explicações junto à UPA, mas a supervisora da pediatria se recusou a atendê-la e orientou a mãe a procurar a ouvidoria da Prefeitura. Ainda teria negando acesso ao prontuário médico do filho.
Procurada, por nossa equipe, a Prefeitura da cidade não respondeu nosso contato.