A Polícia Militar deteve um homem suspeito de causar um incêndio em uma área de vegetação protegida no Jardim da Paz, em Ribeirão Pires, na última terça-feira (10). O incidente ocorreu em um terreno particular, próximo à Rua Seis.
O suspeito foi flagrado pelos policiais enquanto realizava a prática ilegal em uma área de proteção de manancial. De acordo com a legislação ambiental, o crime de provocar incêndios em florestas ou matas, previsto no artigo 41 da Lei 9.605/98, pode resultar em reclusão de dois a quatro anos, além de multa. O homem foi encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente (DICMA), em Santo André, para registro do caso e apuração dos fatos.
As queimadas em áreas de vegetação, especialmente em períodos de clima seco, trazem grandes riscos ao meio ambiente, além de agravarem problemas respiratórios especialmente em crianças e idosos. A prática também dificulta o combate a incêndios, que podem se alastrar rapidamente e ameaçar áreas urbanas próximas.


