Sistema de recarga do cartão estudantil gera reclamações

Nesta quinta-feira (05), a Câmara de Vereadores assinou um requerimento, solicitando informações sobre a atual situação do cartão de estudante do município, após diversas reclamações sobre o novo sistema de recarga.

O documento aponta que os alunos regularmente matriculados em qualquer instituição tem “direito ao passe escolar em créditos eletrônicos com isenção do valor da tarifa em vigor nos coletivos do serviço regular do Sistema de Transporte Público Municipal”. Contudo, é possível encontrar em grupos nas redes sociais diversas reclamações sobre mudanças relacionadas ao benefício.

Agora, o novo sistema de recarga dos cartões está sendo realizada através de um aplicativo, com reconhecimento facial, mas vem apresentando diversos problemas, como instabilidade. Em alguns casos, os munícipes apontam situações onde os beneficiários não possuem um aparelho celular para realizar a recarga.

O Legislativo solicitou que fossem respondidas as seguintes perguntas: Qual a previsão para estabilização do mencionado aplicativo
e se há medidas alternativas para acesso à recarga desses cartões fora do meio digital, quais seriam e, se houver impedimento, que o motivo também fosse esclarecido.

“Além de mudarem sem aviso prévio, não temos nenhum auxílio. O QR Code demora de passar na catraca, causando demora, fora o constrangimento dos alunos, coitados” disse uma munícipe.

Questionamos a Prefeitura e a Empresa Suzantur, responsável pelo transporte público no município, mas não obtivemos respostas.