Casas irregulares em área de invasão são derrubadas

Nesta quinta-feira (05), foi realizada uma operação para interromper a invasão de uma área, na Estrada dos Fernandes, na Quarta Divisão. A Justiça determinou que a Prefeitura de Ribeirão Pires tomasse providências, após denúncias. No total, são 12 pontos de invasões na cidade.

A Polícia Militar Ambiental, a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SP) e a Guarda Civil Municipal estiveram no local para realizar a ação. A decisão emitida determinava que todos os ocupantes paralisassem as obras e não poderiam realizar novas ações, estando sujeitos a prisão preventiva.

O fiscal ambiental da prefeitura, Roodney Pereira Rosa, informou que por determinação da Justiça, todas as casas em fase de construção deveriam ser demolidas. A juíza da Comarca de Ribeirão Pires, Maria Carolina Marques Caro Quintiliano, pediu o desarquivamento do caso.

O homem responsável pela invasão, Evandro Araújo Lima – que já havia sido autuado em 2021 – teria criado lotes de mil metros e realizava a venda para terceiros. Por não cumprir as determinações judiciais, ele perdeu o benefício do artigo 28 do Código Penal, anulando o acordo feito com o Ministério Público que o livrava do processo penal.

Uma retroescavadeira foi enviada pela Prefeitura ao local, e realizou a derrubada dos imóveis irregulares. Crimes ambientais como desmatamento e vestígios de queimadas também foram constatados.