Ribeirão Pires-SP é a segunda cidade da região ABCDMRR a receber a turnê do espetáculo solo “EU|TELMA”, que abriu em julho a nova temporada pelo Estado de São Paulo. A atriz Nicole Marangoni apresenta a peça na quinta-feira, dia 15 de agosto, às 19h30, na Escola Municipal das Artes (EMARP), no Jardim Pastoril. A montagem cênica traz uma narrativa baseada em autobiografia e ficção para abordar a morte de forma efetiva, direta e lúdica. A entrada é gratuita.
O espetáculo “EU/TELMA” retrata a relação entrelaçada entre os cuidados de fim de vida de um pai e o cotidiano de uma cuidadora de idosos. Com depoimentos reais e fictícios, a dramaturgia é uma narrativa poética que expõe a finitude, o luto e a estafa do cuidar. Uma reflexão sobre situações e tabus que permeiam a temática da morte.
Indicado pela crítica como um dos melhores solos encenados na cidade de São Paulo em 2019, ano da estreia, a peça tem 50 minutos de duração e classificação etária 14 anos. A apresentação é acompanhada por intérprete de Libras. Após o término do espetáculo, a atriz participa de um bate-papo com o público.
A HISTÓRIA
A história da cuidadora de idosos (Telma), que perdeu a mãe de maneira prematura e vive com o pai, jardineiro, começou a ser trabalhada em 2013, após a morte do pai de Nicole Marangoni. Durante a participação em uma oficina de atuação foi proposto, como estímulo de pesquisa, o desenvolvimento de uma personagem cuidadora de idosos.
A partir daí a atriz aprimora uma narrativa ficcional (Telma) pautada por uma situação autobiográfica, os cuidados de fim de vida de seu pai.
As cenas são constituídas a partir de um diálogo entre depoimentos autobiográficos e ficcionais. Nicole Marangoni aprimora o teatro documental com provocações cênicas de Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria
ESTREIA FOI NA ALIANÇA FRANCESA-SP EM 2019
O espetáculo “EU|TELMA” estreou em 2019 na Sala-Atelier da Aliança Francesa, em São Paulo. Foram ao todo 25 apresentações, período em que foi citado como um dos melhores solos apresentados na Capital paulista pelos críticos Kyra Pscitelli (Aplauso Brasil) e Amilton de Azevedo (Ruína Acesa).
No mesmo ano, a peça fez parte da Mostra AfetO, do Sesc-São Caetano. Já em 2020, participou do projeto Teatro na Estrada na retomada de atividades do Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. A peça foi contemplada pelo ProAC LAB 41/2020 Cultura em Casa.
Uma adaptação ao vivo online do espetáculo foi feita em 2021 a convite do Sesc-São Paulo para integrar o projeto #emcasacomosesc. Em 2022, “EU|TELMA” passou pelo Sesc-São José dos Campos e em 2023 foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Difusão Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.
SOBRE A ATRIZ NICOLE MARANGONI
Criadora do projeto “EU|TELMA”, Nicole Velloso Marangoni, natural de São Caetano do Sul-SP, é atriz profissional desde 2008. Estudou no Centro de Pesquisa Teatral na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, sob coordenação de Antunes Filho. Cursa bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Nicole tem em seu currículo mais de 20 atuações em espetáculos adultos e infantis. Palhaça, gestora e proponente da TrupeCali (2016-2020), atuou, por meio do projeto Palhiare, no Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
A atriz dirigiu seu primeiro curta-metragem em 2020: Bolha, escrito por Anna Toledo e escolhido pela crítica como o melhor filme no Direct Monthly Online Film Festival (DMOFF). Além de dirigir, Nicole também atua como protagonista do curta. É dela também o roteiro, direção e vozes de “Meu Humano Saiu”, primeiro podcast interativo infantil com mais de 30 episódios disponíveis em todas as plataformas digitais.
Espetáculo “EU|TELMA” – Ficha Técnica
Dramaturgia, direção, atuação, cenário e figurino: Nicole Marangoni
Desenho de Luz: Yuri Cumer e Eramir Neto
Provocações cênicas: Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria
Produção: Graxa Pina Produções Artísticas
Serviço
Espetáculo “EU|TELMA” com Nicole Marangoni
Gênero: Autoficção
Local: Escola Municipal das Artes de Ribeirão Pires (EMARP)
Endereço: Rua Yutaka Ishihara, 218, Pastoril, Ribeirão Pires -SP
Data: 15 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Sessão seguida de bate-papo
*Apresentação acessível em Libras