Câmara aprova projeto que beneficia pré-candidata do partido de Guto Volpi

Nesta quinta-feira (01), durante a sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, houve a votação para revogar um dos itens mais importantes da Lei Municipal nº 4.622, que trata sobre a política municipal de atendimento dos direitos das crianças e do adolescente.

De acordo com o documento, incluído em caráter de urgência e de autoria do Executivo, fica revogado o item 5, do artigo 37, que faz com que o Conselheiro Municipal eleito por voto popular, perca o mandato caso se candidate a qualquer cargo eletivo.

O DiárioRP foi atrás das informações para verificar o motivo da urgência para revogar um item tão importante. Constatamos que, a atual Conselheira eleita, Angela Alves, é pré-candidata a vereadora pelo PL, mesmo partido do atual prefeito, Guto Volpi, que mandou para o legislativo o projeto de lei.

Durante a votação, cinco vereadores foram contra o projeto como Amanda Nabeshima (Progressistas), Anderson Benevides (AVANTE), Rato Teixeira (MDB), Diogo Manera (Progressistas) e Sandro Campos (PSB). O parlamentar Alessandro Dias (Progressistas) optou pela abstenção. Já os vereadores Sapão Borges (PL), Edmar Oldani (PSD), Paixão (Republicanos), Lau Almeida (PL), Leandro Tetinha (PRTB), Leonardo Biazi (PL), Paulo César, o PC (PL), Flávio Gomes (PL), Valdir o Gordo (Podemos) e até a vereadora Márcia da Coletiva de Mulheres (PT), votaram favoráveis a revogação do item. O vereador Sargento Alan (PL) não estava presente durante a sessão.

É necessário lembrar que a Lei foi criada em 07 de agosto 2002, e aprovada durante a gestão da prefeita Profª Maria Inês Soares Freire (PT). Com a mudança, a conselheira e pré-candidata do atual governo acaba sendo beneficiada para atuar nas eleições.

Questionamos a vereadora Márcia da Coletiva de Mulheres sobre seu voto favorável em uma lei aprovada pelo seu partido, mas até o momento não obtivemos respostas.