A programação do Cine Lyra durante o último fim de semana do Festival de Inverno em Paranapiacaba terá como temas principais o meio ambiente e própria vila inglesa. O evento será realizado neste sábado (27/07) e no domingo (28/07). Todas as atrações são gratuitas.
Projeções de imagens de Paranapiacaba e slideshow de fotos de visitantes do Festival iniciam à programação, pensada pela ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) em parceria com o Cineclube Helena Ignez para o Cine Lyra, no sábado (27/07), às 11h, juntamente com a ocupação Água, Câmera, Ação, que trará projeção de vídeos com foco em recursos humanos produzidos por jovens que estudam formação em educomunicação, produção audiovisual e empreendedorismo digital. As duas atividades acabam às 18h.
Às 13h, a programação traz o lançamento do documentário sobre a Reserva Biológica de Paranapiacaba, seguida de bate-papo com a equipe do filme. O documentário “Pau da Missa”, de Alex Moletta, que será exibido às 14h30, fala sobre a árvore que é um dos ícones da Vila e servia de mural de recados para os moradores de Paranapiacaba em seus primórdios.
A banda Der Baum, de pós-punk, faz performance musical no estilo ‘live cinema’, às 17h30. Durante o show, serão projetadas imagens poéticas de Paranapiacaba produzidas por alunos da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André.
No domingo (28/07), a programação da Escola Livre de Cinema e Vídeo para o Cine Lyra, conta com apresentação de dois curtas-metragens de Jairo Costa, a partir das 13h, seguida de bate-papo com o diretor. Os filmes são “O Pau da Missa” e “Fogo nas Cadeiras – SteamCon Paranapiacaba”, com direção também de Celina Lerner. A apresentação do curta “Trilhos do Tempo”, de Diomédio Piskator, acontece às 15h, também seguida de bate-papo com a equipe de produção.
Por último, o documentário “De Paranapiacaba ao Peabiru”, de Ale Oshiro, será exibido às 17h. O filme é baseado na informação histórica de que, mesmo antes da chegada dos colonizadores, os povos originários da América do Sul já tinham uma rede complexa de caminhos, que conectava diversas regiões – um desses caminhos vai de Paranapiacaba e o Peabiru, no Paraná. O diretor estará disponível para bate-papo após a exibição.