Seis projetos desenvolvidos por estudantes de cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão na final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela USP. Alunos da Etec de Ribeirão Pires estão entre os finalistas.
“Ficamos muito felizes com a notícia. Apesar de ser uma feira enorme, com gente de todo lugar, tínhamos bastante esperança de que iríamos conseguir”, comemora Laura Esther Correia Jeronimo, formada no Ensino Médio integrado ao técnico em Informática para internet pela Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires.
Ela é uma das autoras do projeto “Rastreamento do movimento ocular utilizando visão computacional para auxílio na comunicação de pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA)”.
A ferramenta permite, por meio de recursos como inteligência artificial e visão computacional, que pessoas com a doença degenerativa escrevam palavras somente com os movimentos oculares. “Agora, o objetivo é aperfeiçoar o projeto ainda mais e dar o melhor de nós na apresentação”, conta Laura. Em 2023, o trabalho conquistou a primeira colocação do Festival Global de Impacto da IA da Intel.
Os 200 projetos que avançam para a mostra presencial realizada em março também serão expostos em ambiente virtual. Entre os critérios para seleção dos finalistas estão criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.