A Câmara Municipal de Rio Grande da Serra aprovou na última sessão o projeto de lei Catraca Livre, que prevê gratuidade do transporte público municipal para todos os dias da semana. Atualmente a gratuidade existe aos domingos e feriados na cidade.
O documento, de autoria do vereador Marcelo Akira (Podemos), prevê que os custos sejam oriundos do orçamento municipal e realizado através de parceria público privada – uma alternativa de financiamento.
Para Marcelo, a pauta é uma forma de garantir aos munícipes acesso aos serviços essenciais, como saúde, educação e emprego, independente de sua condição econômica. Outra justificativa é de que também irá promover igualdade social.
Apesar de ser aprovadao, o projeto recebeu críticas de alguns parlamentares. Uma questão levantada entre eles foi de que a realidade de Rio Grande da Serra é diferente das demais cidades e que não suporta o projeto.
Por fim, a pauta seguirá para sanção da Prefeita Penha Fumagalli (PSD). Os parlamentares anunciaram que, apesar de aprovado, torcem para que Penha escolha pelo veto.