TCE rejeita contas de Volpi referentes a 2021

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) emitiu parecer rejeitando as contas de 2021 da Prefeitura de Ribeirão Pires, comandada na época por Clóvis Volpi. A decisão ainda cabe recurso e, posteriormente, poderá ser revertida na Câmara dos Vereadores. 

O conselheiro Renato Martins Costa, relator do processo, apontou diversos itens que levou à rejeição das contas de Volpi. “Cancelamento de restos a pagar processados com consequente distorção dos resultados das execuções orçamentária e financeira, especialmente com relação aos encargos sociais, aumento de dívida de longo prazo e atraso na quitação de parcelas de termo de acordo de parcelamento gerando multa e juros”, disse Costa.

Volpi foi cassado em 2022, após condenação do TCE. Anteriormente, o balanço financeiro do ano de 2012, após sua primeira passagem também havia sido rejeitado, decisão ratificada pela Câmara. Após um período, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entendeu que Volpi estava enquadrado na Lei da Ficha Limpa por condenação em órgão colegiado. 

Atualmente, Volpi tenta se lançar candidato à Prefeitura de Mauá, mas após ver o PL mudar de ideia e apoiar o vereador Sargento Simões (PL), Clóvis anunciou saída da legenda.