O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ribeirão Pires divulgou em suas redes sociais que, até o momento, a prefeitura não determinou uma data para realização da Conferência Municipal de Cultura. Os municípios tem até o dia 17 de setembro para realizarem as conferências, mas até o momento a administração não se manifestou.
De acordo com Fernanda Lima, presidente do Conselho, o município não perderia verbas federais caso não realize a conferência, mas perde a oportunidade de mandar representantes para a conferência estadual. “Até agora não foi divulgada nenhuma data, então isso mostra a falta de compromisso da prefeitura com a estratégia do Minc (Ministério da Cultura)”, alega.
A portaria 20 do Ministério determina que os municípios realizem até 17 de setembro as conferências, com intuito de traçar diretrizes e definir os membos para as conferências estaduais. Cada etapa tem seu prazo definido e o Minc quer definir também durante a conferência o Plano Nacional de Cultura. A conferência estadual deve ser realizada até 30 de outubro e a nacional está prevista para acontecer entre 4 e 8 de dezembro. A última conferência nacional foi realizada há dez anos.
Fernanda reforçou que a cidade tem suas peculiaridades na produção cultural e por isso, não pode ficar de fora da discussão. A presidente também informou que os conselheiros representantes da sociedade civil terão uma reunião extraordinária ainda esta semana para tratar o assunto.
Por fim, questionamos a prefeitura de Ribeirão Pires para comentar sobre a realização da conferência, mas até o momento não obtivemos respostas.