Nesta sexta-feira (18), os estudantes Laura Esther, Pedro Nicolas e Raíssa Bespalec, alunos do 2º ano do ensino médio, integrado ao curso técnico de informática para internet, na ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, em Ribeirão Pires, apresentarão um projeto com Inteligência Artificial em uma entrevista com a Intel, em São Paulo. O encontro faz parte das fases de seleção para a feira “Intel AI Global Impact Festival”, onde o trio poderá representar o Brasil na última fase que será disputada nos Estados Unidos.
Orientados pelos professores Anderson Vanin e Cíntia Pinho, os alunos conseguiram elaborar um protótipo de um sistema que auxilia na comunicação de pessoas que possuem Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que impossibilita o movimento dos músculos, inclusive os da boca, incapacitando-os de se comunicar.
O trio elaborou uma ferramenta que, através da Inteligência Artificial e utilizando técnicas de Visão Computacional, é capaz de escrever palavras utilizando apenas os movimentos oculares que estes ainda se mantêm em perfeito funcionamento mesmo com essa condição.
Segundo os estudantes, esse visa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, contribuindo com a terceira ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que visa proporcionar “Boa Saúde e Bem-estar” para a humanidade.