Estado divulga avanços em concessão das linhas 10-Turquesa e 20-Rosa

O governo do Estado de São Paulo divulgou balanço do PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos) – que trata sobre novos modelos de negócios no território paulista – e informou sobre avanços nos estudos para a concessão à iniciativa privada da gestão da Linha 10-Turquesa (Rio Grande da Serra-Brás) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), bem como da futura Linha 20-Rosa (Santo André-Lapa) do Metrô.

De acordo com o documento divulgado, a estimativa da gestão de Tarcísio de Fresta (Republicanos) é movimentar R$ 192 bilhões em investimentos, que incluem as operações no Grande ABC além de outras.

Com a concessão das linhas da CPTM e do Metrô, o Estado estima arrecadar R$ 12,7 bilhões (o pacote também inclui as linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e a futura Linha 14-Ônix da CPTM, além das linhas 19-Celeste e 20 Rosa do Metrô.

Atualmente, a Linha 10-Turquesa é a principal ligação, por transporte público do Grande ABC à rede metroviária da Capital.

Já a Linha 20-Rosa está em fase de estudos por parte do governo do Estado. A ideia é que o transporte saia do Centro de Santo André, passe por São Bernardo e São Caetano – pelas margens da Av. Lauro Gomes – e depois para o Metrô de São paulo.