Escola de Artes de Ribeirão Pires compete em festival de Joinville

Publicidade

O Grupo Experimental de Dança da Emarp (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires) foi selecionado para disputar no Festival da Sapatilha. Essa é a nova categoria de competição do 40º Festival de Dança de Joinville, maior evento do gênero do mundo que começou nesta semana e receberá mais de 2.000 coreografias de equipes de todo o Brasil.

As competições vão até 29 de julho. O Festival da Sapatilha será realizado em 12 tardes, sendo que a Emarp se apresenta hoje.

A coreografia da EMARP, ritmada pela música Footloose, do cantor e compositor americano Kenny Loggins, já conquistou o 1º lugar em duas mostras de dança disputadas no Grande ABC. “Para um bailarino, dançar em Joinville é a realização de um grande sonho. Subir em grandes palcos, ter reconhecimento pelo nosso trabalho e dançar ao lado da segunda família que a dança me deu, não tem preço”, comentou a integrante do Grupo Experimental, Pâmella Profeta.

Além da mostra competitiva, a Emarp também terá cronograma de apresentações em palco aberto, sem fins competitivos, o que ajudará a sedimentar o trabalho desenvolvido pelo núcleo de dança da Escola de Artes, que já foi agraciado, ao todo, com 10 premiações, sendo a maioria de 1º lugar.

“Este evento é o maior festival de dança do país, por isso, falando em nome de todo o grupo, estamos ansiosos para representar a cidade e imensamente agradecidos pelo apoio que recebemos de familiares e da prefeitura para realizar esse sonho”, afirmou Fernanda Cordeiro Duran, uma das bailarinas do grupo experimental.

Para o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), a ocasião reforça o potencial artístico da cidade. “É um grande orgulho ver o grupo experimental de nossa escola municipal em um festival de referência para a dança no País. Isso reforça o protagonismo da cultura em nossas ações”, avaliou.

Dois anos de história

Em maio, a Emarp completou dois anos desde a inauguração. Durante o período, mais de 3.300 pessoas passaram pela unidade.

Todos os cursos oferecidos na Escola de Artes são gratuitos. A divulgação dos prazos de inscrições é realizada no site (https://ribeiraopires.sp.gov.br/) e nas redes sociais da Prefeitura.

A Emarp atende, atualmente, 1.800 alunos que moram no Grande ABC e em outras regiões nos cursos de música, dança, teatro, artes plásticas e audiovisual.

A Escola está localizada na Rua Doutor Yutaka Ishihara, número 218, Jardim Pastoril.