A Taxa do Lixo voltou para a conta de água dos munícipes, mas com nome diferente. Agora, a cobrança aparece como “Residuos Sólidos Urbanos” e com valor relativamente menor do que o anterior. A taxa havia sido suspensa por 60 dias pelo prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), mas seu retorno não foi avisado ou explicado para a população.
A cobrança do tributo vem sendo discutida há muito tempo entre os moradores e legislativo da cidade. Sua suspensão também foi um assunto muito comentado durante a campanha dos candidatos para a eleição suplementar.
Após tomar posse, Guto anunciou a suspensão alegando que assim, evitaria prejuízo à população e que seria necessário um estudo sobre os métodos utilizados para realizar a cobrança. Anteriormente, os valores eram calculados conforme cada categoria, faixa de consumo e economia de água, relacionado com a geração de resíduo sólido domiciliar por habitante.
No entanto, neste mês, as contas vieram com a nova cobrança e os munícipes não foram informados sobre. Questionamos a Prefeitura e a Sabesp sobre o retorno da taxa e a mudança de nome e valor, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.