CPTM, EMTU e Metrô tem mudanças na operação durante o Carnaval

No período de Carnaval, entre o sábado (18) e a quarta-feira (22), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, as empresas colocarão mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Nesse sentido, haverá reforço de todo quadro operativo nas estações com previsão de demanda maior que o habitual, em razão da proximidade e locais de desfiles e concentração de blocos.

Além disso, a comunicação com os passageiros também será reforçada durante todo o período por meio de cartazes, vídeos, mensagens sonoras orientativas, redes sociais e sites das empresas. O objetivo é conscientizar sobre vários assuntos, incluindo regras de segurança.

Veja as mudanças

CPTM – Nos quatro dias de Carnaval (18 a 21), a operação é igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. Na quarta-feira (22), a operação é normal, assim como no fim de semana posterior (25 e 26), também com trens de prontidão.

EMTU – As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo vão operar na segunda-feira (20), com tabela horária de sábado. Na terça-feira (21), o serviço será com base na programação de domingo. Na quarta-feira de cinzas (22), a programação durante a manhã seguirá a tabela horária de domingo; a partir do meio-dia, as linhas contarão com reforço de frota. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.

Metrô – A frota terá um aumento da normalmente utilizada aos finais de semana durante os quatro dias de Carnaval. Nas estações envolvidas nas festividades, haverá aumento do número de funcionários para que os passageiros possam ser atendidos com rapidez e segurança. Apenas na estação República, da Linha 3-Vermelha, os acessos 7 de Abril, Barão de Itapetininga e Praça da República estarão fechados. Os passageiros podem utilizar o acesso Arouche para embarque e o acesso Caetano de Campos para desembarque.